A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO EM TIMOR LESTE : ANÁLISES SOBRE AS ACÕES PARA DIMINUIÇÃO DA POBREZA


Pelo: Victor Brito

I.                   INTRODUÇÃO
A educação e a formação são as chaves para melhorar as oportunidades de vida do nosso povo para ajudar a concretizar todo o seu potencial. São também vitais para o crescimento e desenvolvimento econômico de Timor-Leste. A nossa visão e de que todas as crianças timorenses devem ir a escola e receber uma educação de qualidade que lhes de os conhecimentos e as qualificações que lhes permitam virem a ter vidas saudáveis e produtivas, contribuindo de forma ativa para o desenvolvimento da Nação.

Periodo da UNTAET (United Nations Transitional Administration for East-Timor) 1999-2002, o sistema educação totalmente destruída, 90% das escolas não funcionavam, 80% dos professores (não timorenses) de todos os níveis deixaram o território. Só em 2001 a maiorias das escolas voltaram a normalidade com professores voluntários.

Pos-Independencia (20 Maio 2002 ate presente). Normalização do sistema e serviços da educação, muitas crianças já estão na escola de todos os níveis: primário, pré-secundário, secundário,escolas profissionais e nível superior e programa alfabetização
modesta foi introduzida com assistência dos doadores.
Entretanto o nível da educação em Timor-Leste é muito baixo em termos de padrões regionais e internacionais. Algumas estatísticas: (i) 25-30% das crianças de idade escolar não tem acesso a escolas; (ii) 60% população adulta iletrada ou sem educação básica; (iii) 23% frequentou educação primaria; (iv) 18% frequentou educação secundaria; (v) 1,4% frequentou pós-secundário ou terciário. Implicações incluem mais de metade da população adulta não podem ler ou escrever, em termos de alfabetismo (literacy) enumeração (numeracy).

Os desafios que o sistema educação enfrentou são seguintes: Cobertura, Acesso e Igualdade de oportunidade a educação. Como melhorar acesso a educação em particular crianças de famílias pobres que tem problemas muito sérios; (i) 25% de crianças de idade escolar primaria não estão na escola, Eficiência Interna do sistema drop-outs; (ii) 10-15% e nível de repetição; (iii) 25 – 30%  mais acesso e recursos para melhorar qualidade de Educação.  Para melhorar a qualidade da educação são  boa alfabetização aos cidadãos, equipar os jovens e a futura mão de obra com conhecimentos, habilidades e competências necessárias orientadas a produtividade e competitividade.

Sustentabilidade do financiamento da educação (cursos técnicos são mais caros que
cursos não técnicos) Falta de enquadramento legal. Ate hoje temos : - 800 escolas primarias (104 são privadas) – 133 escolas pré-secundárias (40 privadas)
– 61 escolas secundarias (24 privadas) – 10 escolas técnicas profissionais publicas e 4 privadas – 1 Universidade Publica e 17 Universidades e Instituições de Ensino Superior Privadas.
 Dois grandes desafios sobre a currículo: (i) o uso da currículo antiga em quase todos os níveis, que esta fora do contexto e que não responde as exigências e necessidades de hoje como nova nação mas que ainda extensamente usada em quase todas as escolas; e (ii) efetivamente transicionais a implementação das 2 novas línguas de instrução: o Português e o Tetum que são línguas oficiais mas ao mesmo tempo combinar com o Inglês que e a língua internacional usada na região. Para Formação Professional temos 63 instituições publicas e privadas que fornecem cursos diferentes.
A importância do conhecimento (knowledge) como motor do crescimento no contexto da economia global: (i) Revolução da comunicação e informática; (ii) Emergência do mercado de trabalho global/mundial (sem demarcações); (iii) Transformação sócio político global.

Um dos desafios do desenvolvimento em Timor Leste está em abordar o problema da pobreza. É difícil resolver o problema, porque o número é relativamente grande de candidatos a empregos, enquanto a qualidade da educação e habilidades não estão de acordo com a demanda de postos de trabalho. Por que são necessárias capacidades adequadas aos candidatos que concorrem a vagas no mercado formal, a concorrência de trabalho é muito grande. O baixo nível de qualidade da educação da população influencia na pobreza de um país. A educação é o recurso principal comparado com outro fator da produção (Irawan, 1999). As pessoas que são menos capazes ou pobres escolhem o trabalho de limitações de rendimentos das famílias. Entre os vários problemas sociais existem, esta pesquisa está interessada no seguinte tema: “A importância da educação em Timor Leste : análises sobre as ações para a diminuição da pobreza”.
II.                Formulação do Problema:
Educação e formação de capital humano são grandes fatores determinantes de crescimento no contexto de knowledge-based economy. A competitividade das empresas, em particular as empresas pequenas e medias, depende ultimamente na capacidade do sector da educação e formação em responder as necessidades nos termos das habilidades incompetências necessárias. Numa sociedade caracterizada pela globalização de mercado como Timor-Leste e internacionalização de culturas e valores, a melhor via para competir é beneficiar o máximo possível das oportunidades do crescimento global e tomar grande consciência da importância do desenvolvimento do capital humano. Neste contexto um sistema de educação e formação (quer formal e nãoformal) de qualidade bem definida no seu todo, virado as exigências do trabalho em todos os níveis, e flexível com possibilidades de articulação ao nível mais alto seria a política que melhor garante as necessidades e qualidades do mercado de trabalho de hoje que, ao mesmo tempo, traz expectativas a um futuro melhor de um país em  transição como Timor-Leste, e também alem de melhorando a pobreza um país.
Mas na realidade em Timor- Leste hoje em dia, cada ano o pobreza vai aumentar e por outro lado o governo vai melhorar a qualidade de educação por ano, isso é um problema que mais serio para identificar.

III.             Os objetivos da pesquisa:
 O governo do Timor-Leste considerando a importâncias das educações uma ação que mais Necessariamente para melhorando a qualidade de vida um país em particular as pobrezas.
IV.             Benefícios da pesquisa:
Para o governo, os resultados deste estudo podem ser utilizados como uma referência para melhorar políticas na área educação e para a consideração da elaboração de  políticas semelhantes em outras áreas.
Para os acadêmicos, os resultados podem ser usados como referência para conduzir uma pesquisa aprofundada relacionada com os importâncias da educação e considerando uma ação para melhorar a qualidade da vida população. 
V. Metodologia:
Foram realizados os seguintes procedimentos metodológicos:
1.      Revisões bibliográficas gerais sobre a importância da educação relacionado com a qualidade de vida pobreza em Timor-Leste;
2.      Pesquisas de documentos sobre os acontecimentos que geram da pobreza são relevantes;
3.      Os tipos de dados utilizados neste estudo são os dados de observações, entrevistas e questionários;
4.      O método de análise de dados utilizado neste estudo é qualitativo, isto é, os dados são recolhidos através de questionário, entrevistas e observações;
  Referências:
Plano Milton Santos.2008.  O Espaço Dividido, Editora da universidade Federal de São Paulo.
________.2009.  Por Uma economia política da Cidade, Editora da universidade Federal de São Paulo.
________. 2009. Pobreza Urbana, Editora da Universidade Federal de são Paulo.
Lincolin Arsyaad. 2004. “Ekonomi Pembangunan, Edisi Empat.STIE YKPN       Yogyakarta”.
Alkateri,Mari. 2004. O Caminho Desenvolvimento Timor Leste .
João Zito Viana. 2012. Orçamento Geral do Estado, Membro KKFP Representante ONG Nacional.
Timor-Leste. Maio de 2001. A pobreza  numa nova nação : Análise Para Ação pelo UNDP, UNICEP, UNMISET e JICA.
José Braz. 2003. Public- Private Partnerships In Development : Tree Aplication in Timor Leste, Working paper No. 221.
World Bank And Directorate of National Statistics , Dili. November  2008. Timot-Leste : Poverty In a Young Nation. 
Portal Governo,2011. Sistema da Educação Nacional, Formação pós-Escolar e labour Market Pathways em Timor-Leste.
Portal Governo, 2010. Estratégia de Desenvolvimento Timor-Leste 2011-2030 

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