Pelo:
Victor Brito
I.
INTRODUÇÃO
A educação e a formação são as
chaves para melhorar as oportunidades de vida do nosso povo para ajudar a
concretizar todo o seu potencial. São também vitais para o crescimento e
desenvolvimento econômico de Timor-Leste. A nossa visão e de que todas as
crianças timorenses devem ir a escola e receber uma educação de qualidade que
lhes de os conhecimentos e as qualificações que lhes permitam virem a ter vidas
saudáveis e produtivas, contribuindo de forma ativa para o desenvolvimento da
Nação.
Periodo da UNTAET (United Nations Transitional
Administration for East-Timor) 1999-2002, o sistema educação totalmente destruída,
90% das escolas não funcionavam, 80% dos professores (não timorenses) de todos
os níveis deixaram o território. Só em 2001 a maiorias das escolas voltaram a normalidade
com professores voluntários.
Pos-Independencia
(20 Maio 2002 ate presente). Normalização do sistema e serviços da educação, muitas
crianças já estão na escola de todos os níveis: primário, pré-secundário, secundário,escolas
profissionais e nível superior e programa alfabetização
modesta
foi introduzida com assistência dos doadores.
Entretanto
o nível da educação em Timor-Leste é muito baixo em termos de padrões regionais
e internacionais. Algumas estatísticas: (i) 25-30% das crianças de idade
escolar não tem acesso a escolas; (ii) 60% população adulta iletrada ou sem
educação básica; (iii) 23% frequentou educação primaria; (iv) 18% frequentou
educação secundaria; (v) 1,4% frequentou pós-secundário ou terciário. Implicações
incluem mais de metade da população adulta não podem ler ou escrever, em termos
de alfabetismo (literacy) enumeração (numeracy).
Os
desafios que o sistema educação enfrentou são seguintes: Cobertura, Acesso e Igualdade de
oportunidade a educação. Como
melhorar acesso a educação em particular crianças de famílias pobres que tem problemas
muito sérios; (i) 25% de crianças de idade escolar primaria não estão na escola,
Eficiência Interna do sistema drop-outs;
(ii) 10-15% e nível de repetição; (iii) 25 – 30% mais acesso e recursos para melhorar
qualidade de Educação. Para melhorar a qualidade da educação
são boa alfabetização aos cidadãos,
equipar os jovens e a futura mão de obra com conhecimentos, habilidades
e competências necessárias orientadas a produtividade e competitividade.
Sustentabilidade do financiamento da educação
(cursos técnicos são mais caros que
cursos não técnicos) Falta de enquadramento legal.
Ate hoje temos : - 800 escolas primarias (104 são privadas) –
133 escolas pré-secundárias (40
privadas)
–
61 escolas secundarias (24 privadas) –
10 escolas técnicas profissionais
publicas e 4 privadas – 1
Universidade Publica e 17 Universidades e Instituições de Ensino Superior
Privadas.
Dois
grandes desafios sobre a currículo: (i) o uso da currículo antiga em quase todos
os níveis, que esta fora do contexto e que não responde as exigências e
necessidades de hoje como nova nação mas que ainda extensamente usada em quase
todas as escolas; e (ii) efetivamente transicionais a implementação das 2 novas
línguas de instrução: o Português e o Tetum que são línguas oficiais mas ao
mesmo tempo combinar com o Inglês que e a língua internacional usada na região.
Para Formação Professional temos 63 instituições
publicas e privadas que fornecem cursos diferentes.
A
importância do conhecimento (knowledge) como motor do crescimento no
contexto da economia global: (i) Revolução da comunicação e informática; (ii) Emergência
do mercado de trabalho global/mundial (sem demarcações); (iii) Transformação sócio
político global.
Um
dos desafios do desenvolvimento em Timor Leste está em abordar o problema da
pobreza. É difícil resolver o problema, porque o número é relativamente grande
de candidatos a empregos, enquanto a qualidade da educação e habilidades não
estão de acordo com a demanda de postos de trabalho. Por que são necessárias
capacidades adequadas aos candidatos que concorrem a vagas no mercado formal, a
concorrência de trabalho é muito grande. O baixo nível de qualidade da educação
da população influencia na pobreza de um país. A educação é o recurso principal
comparado com outro fator da produção (Irawan,
1999). As pessoas que são menos capazes ou pobres escolhem o trabalho de
limitações de rendimentos das famílias. Entre os vários problemas sociais
existem, esta pesquisa está interessada no seguinte tema: “A importância da educação em Timor Leste : análises sobre as ações para
a diminuição da pobreza”.
II.
Formulação
do Problema:
Educação
e formação de capital humano são grandes fatores determinantes de crescimento
no contexto de knowledge-based economy. A competitividade das empresas,
em particular as empresas pequenas e medias, depende ultimamente na capacidade
do sector da educação e formação em responder as necessidades nos termos das
habilidades incompetências necessárias. Numa sociedade caracterizada pela
globalização de mercado como Timor-Leste e internacionalização de culturas e
valores, a melhor via para competir é beneficiar o máximo possível das
oportunidades do crescimento global e tomar grande consciência da importância
do desenvolvimento do capital humano. Neste contexto um sistema de educação e
formação (quer formal e nãoformal) de qualidade bem definida no seu todo, virado
as exigências do trabalho em todos os níveis, e flexível com possibilidades de
articulação ao nível mais alto seria a política que melhor garante as
necessidades e qualidades do mercado de trabalho de hoje que, ao mesmo tempo,
traz expectativas a um futuro melhor de um país em transição como Timor-Leste, e também alem de
melhorando a pobreza um país.
Mas na realidade em Timor- Leste hoje em dia, cada
ano o pobreza vai aumentar e por outro lado o governo vai melhorar a qualidade
de educação por ano, isso é um problema que mais serio para identificar.
III.
Os
objetivos da pesquisa:
O governo do Timor-Leste considerando a
importâncias das educações uma ação que mais Necessariamente para melhorando a
qualidade de vida um país em particular as pobrezas.
IV.
Benefícios
da pesquisa:
Para
o governo, os resultados deste estudo podem ser utilizados como uma referência
para melhorar políticas na área educação e para a consideração da elaboração
de políticas semelhantes em outras
áreas.
Para
os acadêmicos, os resultados podem ser usados como referência para conduzir uma
pesquisa aprofundada relacionada com os importâncias da educação e considerando
uma ação para melhorar a qualidade da vida população.
V. Metodologia:
Foram
realizados os seguintes procedimentos metodológicos:
1. Revisões
bibliográficas gerais sobre a importância da educação relacionado com a
qualidade de vida pobreza em Timor-Leste;
2. Pesquisas
de documentos sobre os acontecimentos que geram da pobreza são relevantes;
3. Os
tipos de dados utilizados neste estudo são os dados de observações, entrevistas
e questionários;
4. O
método de análise de dados utilizado neste estudo é qualitativo, isto é, os
dados são recolhidos através de questionário, entrevistas e observações;
Referências:
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Milton Santos.2008. O Espaço Dividido,
Editora da universidade Federal de São Paulo.
________.2009. Por Uma economia política da Cidade, Editora
da universidade Federal de São Paulo.
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Zito Viana. 2012. Orçamento Geral do Estado, Membro KKFP Representante ONG
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